Proposta Pedagógica
A SBM – Escola Islâmica Brasileira, nos termos regimentais, destina-se a proporcionar escolaridade aos alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como fundamento a formação global da criança e do adolescente, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, preparando-os para o exercício consciente da cidadania.
Considerando as características da população escolar e da comunidade que pretende atingir, a escola se propõe a formar indivíduos capazes de redimensionar os conhecimentos, através da participação crítica e criativa, do sentido da procura dinâmica e construção e reconstrução de si mesmo, do meio e das relações homem-meio, orientados pelos princípios de respeito ao ser humano, responsabilidade, ética, honestidade e integridade, sendo levadas em considerações as diferenças de origem da criança, bem como a diversidade étnica e cultural.
O trabalho pedagógico prima para uma vida em sociedade sendo capaz de reconhecer e conviver com as diferenças. Os conflitos serão vistos de forma ampla, sendo explicitados e trabalhados (com as crianças) de forma construtiva, valorizando autonomia, identidade, espírito e solidariedade com os demais. A educação para tolerância e para o respeito ao outro, princípios presentes na essência do islamismo, condição necessária para a democracia, deve ser considerada como uma tarefa comum e permanente. A escola deverá criar substrato histórico, cultural e religioso, oferecendo ao aluno a capacidade de participar ativamente da sociedade, garantindo sucesso no futuro.