Sobre

Escola Islâmica Brasileira

História

Situada na Vila Carrão, a Escola Islâmica Brasileira funciona há 49 anos.
Procura conciliar formação religiosa e informação científica, visando aproveitar ao máximo o potencial de cada aluno bem como a sua criatividade e raciocínio lógico, incentivando nele o interesse pelas ciências e pelas artes despertando suas futuras vocações.

Temos uma história cheia de conquistas e grande pioneirismo, nosso crescimento vem sendo impulsionado por qualidade de ensino, comprometimento, responsabilidade e diferenciais pedagógicos desde a educação infantil até o ensino médio.

Nossa Escola vem trabalhando e investindo em sua proposta pedagógica de alto nível, procurando os valores religiosos do Islamismo, do ensino da língua árabe estando sempre atento às transformações e necessidades de nossos alunos para que tenham o melhor aprendizado e um futuro de sucesso garantido.

Tendo o Islamismo como base, procuramos formar indivíduos conscientes, cidadãos com senso de responsabilidade social e com respeito aos direitos humanos, que participem e atuem no crescimento e desenvolvimento de si mesmo e do mundo por meio de um ensino de excelência e principalmente de sua evolução pessoal.

Escola Islâmica Brasileira, nos termos regimentais, destina-se a proporcionar escolaridade aos alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como fundamento a formação global da criança  e do adolescente, visando o desenvolvimento de  suas potencialidades, preparando-os para o exercício consciente da cidadania.

- A SBM

Princípios Filosóficos

A SBM – Escola Islâmica Brasileira, nos termos regimentais, destina-se a proporcionar escolaridade aos alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como fundamento a formação global da criança  e do adolescente, visando o desenvolvimento de  suas potencialidades, preparando-os para o exercício consciente da cidadania.

Considerando as características da população escolar e da comunidade que pretende atingir, a escola se propõe a formar indivíduos capazes de redimensionar os conhecimentos, por meio da participação crítica e criativa, do sentido da procura dinâmica, construção e reconstrução de si mesmo, do meio e das relações homem-meio, orientados pelos princípios de respeito ao ser humano, responsabilidade, ética, honestidade e integridade, sendo levadas em considerações as diferenças de origem da criança, bem como a diversidade étnica e cultural.  O trabalho pedagógico prima para uma vida em sociedade sendo capaz de reconhecer e conviver com as diferenças. Os conflitos serão vistos de forma ampla, sendo explicitados e trabalhados (com as crianças) de forma construtiva, valorizando autonomia,  identidade, espírito e solidariedade com os demais. A educação para tolerância e para o respeito ao outro, princípios presentes na essência do Islamismo, condição necessária para democracia, deve ser considerada como uma tarefa comum e permanente. A escola deverá criar substrato histórico cultural e religioso oferecendo ao aluno a capacidade de participar ativamente da sociedade.

Para que seja possível viabilizar o que nosso projeto propõe, é necessário que  haja por parte de aluno – família – escola, uma clara compreensão de direitos e deveres que nortearão as atitudes de todos dentro do espaço escolar.

Contato